Skip to main content

2ª via CPF – Como imprimir pela Internet

É completamente comum perder ou extraviar documentos, comum porém complicado, não só pelo motivo da perda, até mesmo por causa de um roubo, por exemplo.

Mas também por causa do transtorno que essa perda pode causar, já que é necessário ir em busca de refazer os documentos.

A perda de documentos como o passaporte ou a identidade gera transtornos ainda maiores, pois normalmente você precisa enfrentar filas, pegar senhas e mais.

Já quando se perde a carteira de habilitação, é algo um pouco mais prático, já que atualmente é possível emitir uma segunda via através da internet, você apenas paga uma taxa e recebe o documento em casa.

2 via cpf

Atualmente, o documento que é mais simples ainda de se emitir a segunda via, é o CPF, o Cadastro de Pessoas Físicas, que serve para registrar toda e qualquer pessoa que vive no país, independente de sua nacionalidade, podendo essa ser, brasileira ou estrangeira.

Os cadastrados recebem um cartão e o comprovante de inscrição no CPF, com o número de 11 dígitos do documento.

Perder um documento não exige mais que as pessoas se dirijam a uma agência dos correios para solicitar um novo documento.

Os tempos modernos permitiram que tudo isso passasse a ser feito diretamente através da internet, gerando assim um comprovante que você mesmo pode imprimir dentro de sua casa. Após o cadastro, basta guardar o papel e utilizá-lo quando necessário.

2 via cpf

Como emitir a segunda via do CPF

1º Passo – Caso você não declare imposto de renda, o processo é simples. Primeiramente é necessário acessar a página da receita federal, clicando no link a seguir: www.receita.fazenda.gov.br e solicitar a segunda via.

2º Passo – Após acessar o site, preencha corretamente seus dados. Para realizar a solicitação do comprovante de inscrição no CPF, você precisará informar o número do documento, assim também como seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe (exatamente como está em seu documento de identidade) e o número de seu título de eleitor. Após preencher tudo, clique em “Enviar”.

3º Passo – O próximo passo é onde você visualiza o comprovante, então basta realizar a impressão. Siga as instruções presentes na tela para imprimir sua segunda via da melhor maneira possível.

http://tirarsegundavia.com/wp-content/uploads/2015/02/Como-tirar-segunda-via-do-CPF_thumb.png

Como tirar a segunda via do CPF para quem declara imposto de renda

Caso você declare imposto de renda, poderá emitir a segunda via de seu CPF através do Portal eCAC, o centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para ter acesso aos recursos do portal, porém, é necessário ter um código de acesso, que você pode gerar rapidamente.

  1. 1º Passo – Clique aqui para acessar a página. Ao realizar o acesso, preencha os dados corretamente com seu número de CPF e sua data de nascimento. Insira também os caracteres de confirmação e clique em “Avançar”.
  2. 2º Passo – Na próxima tela você deverá informar os números dos recibos de entrega das última duas declarações de imposto de renda, depois basta criar uma senha conforme as instruções descritas no espaço informam. Clique em “Gerar Código”.
  3. 3º Passo – Com o código em mãos, você poderá acessar o eCAC, digitando o número de seu CPF e o código de acesso recém-gerado, e claro, também a senha que você acabou de criar no passo anterior.
  4. 4º Passo – Na tela inicial do eCAC, clique no menu “Cadastros” e então, clique em “Comprovante de Inscrição no CPF”.
  5. 5º Passo – Feito isso, em alguns instantes um comprovante será gerado, com isso basta você imprimi-lo para então ter a segunda via de seu CPF em suas mãos.

Lembrando que sempre que você precisar reimprimir este comprovante será necessário gerar um novo código acesso, tudo isso por motivo de segurança, pois os códigos possuem um breve tempo de funcionamento e expiram em menos de 24 horas após terem sido gerados.